A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação

Autores

  • Dalgiza Andrade Oliveira Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine Cristina Rodrigues Bibliotecária da Escola Estadual São Pio X – São Gotardo/ Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.6800

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Produção Científica, Grupos de Pesquisa, Lei nº 12.244.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.

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Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Diretora Técnica, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares e Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia - 17ª Gestão (2016/2018).

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Publicado

2018-10-29

Como Citar

Oliveira, D. A., & Rodrigues, E. C. (2018). A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 32(1), 146–162. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.6800

Edição

Seção

Artigos