Melhores práticas para aplicação de projetos de Gestão do Conhecimento: instituindo ambientes colaborativos

Autores

  • Luara Cantarella Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, compartilhamento da informação, mediação da informação, construção colaborativa da informação, melhores práticas

Resumo

A crescente demanda pela organização do saber tem intensificado a busca por métodos que definam ações e meios que permitam o tratamento do conhecimento dentro de organizações. O objetivo desse trabalho é analisar e pesquisar de que forma o conhecimento é incorporado na sociedade e como ele é tratado considerando técnicas de conversão do conhecimento, mediação da informação e de disponibilização do saber através de ferramentas colaborativas. Os resultados demonstram que a gestão do conhecimento é carente de aplicáveis e apresenta atividades relacionadas às melhores práticas para a aplicação de projetos de Gestão do Conhecimento a partir da definição de um processo baseado em etapas que visa auxiliar e colaborar na construção de um ambiente colaborativo que preserva o conhecimento como memória organizacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luara Cantarella Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciência da Informação

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1

CAVALCANTI, M. C. B.; GOMES, E. B. P.; NETO, A. F. P.;Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DAVENPORT, T., PRUSAK L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual.Rio de Janeiro: Campus, 1998.

GOUVEIA, L. M. B.Sociedade da informação: notas de contribuição para uma definição operacional. In: Homepage LMBG, 2004. Disponível em:<http://homepage.ufp.pt/lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf>Acesso em: 28 Mai. 2015.

IBM Business Consulting Services. Da gestão de TI à gestão em TI. HSM Management, São Paulo, v.5, n.40, set.-out./2003.

IBM. Disponível em:<http://www.ibm.com/br-pt/>Acesso em: 8 out.2015

LARA FILHO, D. Museu, objeto e informação. Campinas, v. 21, n. 2, 2009.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OPEN TEXT. Disponível em:<http://www.opentext.com.br/>Acesso em: 22 set. 2015

PEE, L G; KANKANHALLI, A. A Model of Organizational Knowledge Management Maturity based on People, Process, and Technology. Journal of Information & Knowledge Management, v. 8, n. 2, p. 79-99, 2009.Disponível em:<http://www.researchgate.net/publication/263803353_A_Model_of_Organisational_Knowledge_Management_Maturity_Based_on_People_Process_and_Technology>Acesso em: 15 out. 2015

VASKEVITCH, D. Estratégias: cliente/servidor. São Paulo: Berkeley, 1995

Downloads

Publicado

2016-11-14

Como Citar

Silva, L. C., Martins Damian, I. P., & Santarem Segundo, J. E. (2016). Melhores práticas para aplicação de projetos de Gestão do Conhecimento: instituindo ambientes colaborativos. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 30(1), 27–42. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/5623

Edição

Seção

Artigos