Gestão documental: o caso do arquivo jurídico

Autores

  • Maria Cristina Palhares Valencia Centro Universitário Assunção - UNIFAI
  • Maria Sueli Liberato Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Palavras-chave:

Arquivo jurídico-societário - Organização

Resumo

O presente artigo aponta a importância da organização do arquivo jurídico societário, como repositório do capital intelectual do escritório de advocacia, com abordagens para o conceito de arquivo, documentação e gestão. Apresenta também um breve histórico sobre o Direito Societário e a padronização eficaz do arquivo, que facilita a recuperação dos processos societários por meio da ordenação dos documentos. Conclui-se que o arquivo jurídico organizado possibilita a seleção para a recuperação, preservação e o acesso à informação, de forma rápida, visando atender com eficácia e eficiência a necessidade de informação do usuário. Foram realizadas uma análise e avaliação dos processos envolvidos no arquivamento de documentos e opções de procedimentos estabelecidos por um escritório de São Paulo.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Palhares Valencia, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Bacharel em Biblioteconomia pela FESP-SP, especialista em Língua, Literatura e Semiótica pela USJT; mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é docente das disciplinas de TICs, Planejamento e elaboração de bases de dados, Automação de unidades de informação e Fontes I no curso de Biblioteconomia do UNIFAI.

Maria Sueli Liberato, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Palhares Valencia, M. C., & Liberato, M. S. (2016). Gestão documental: o caso do arquivo jurídico. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 29(2). Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/5183

Edição

Seção

Artigos