Do papel às TIC: o dinamismo da Contação de História através do viés digital
Palavras-chave:
Hora do Conto. Leitura. Tecnologia. Informação. Tablet.Resumo
É consenso entre profissionais de informação e educadores que a leitura é essencial para o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir com a formação de cidadãos críticos. Porém, mesmo diante de todos os benefícios, o ato de ler ainda não é preferência entre grande parte das crianças e adolescentes brasileiros. Por isso, despertar o hábito da leitura tem sido um desafio para instituições de ensino, famílias e sociedade como um todo. A contação de histórias apresenta-se como um dos caminhos para encantar o público infanto-juvenil e demonstrar como os livros podem proporcionar uma atividade prazerosa e enriquecedora. O presente artigo estuda e apresenta diversas possibilidades para se planejar e realizar motivadores momentos de “contação” de histórias, denominados nesta proposta de “Hora do Conto”, utilizando criatividade e as TIC. Através de vários recursos, entre eles: música, multimídia, filmes e demais suportes, demonstra-se como é possível dinamizar a Hora do Conto, fazendo dela mais do que um incentivo à leitura, mas também um estímulo à busca pelo conhecimento. Enfocaremos a utilização dos tablets, no caso o iPad 2, como recurso para dinamizar a contação de histórias e atrair maior atenção por parte das crianças e adolescentes para a literatura, utilizando seus inúmeros aplicativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é além de pensar e transmitir o conceito de uma nova e renovada Hora do Conto, contribuir para que ela seja eficiente na construção da informação e do saber. E, principalmente, proporcionar instrumentos e orientações para que ela fale a linguagem dos alunos, em sua grande maioria, nativos digitais, acostumados ao meio virtual, hipertextos e recursos tecnológicos.Downloads
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Publicado
2013-07-10
Como Citar
lanzi, L. catini. (2013). Do papel às TIC: o dinamismo da Contação de História através do viés digital. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 26(2), 31–46. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/2312
Edição
Seção
Artigos
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