Editorial: a ciência em transformação – abraçando a ciência aberta
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.17937Palavras-chave:
Ciência Aberta, Comunicação científica, Produção científicaResumo
O editorial da edição 2024 da revista Biblos destaca a transformação que a Ciência Aberta está promovendo no cenário científico. A Ciência Aberta, ou "Open Science", é apresentada como um novo paradigma que busca transparência, colaboração e acessibilidade na produção e compartilhamento do conhecimento. Embora existam resistências, o editorial reforça a necessidade de legislação que promova o acesso livre ao conhecimento produzido com recursos públicos. A revista Biblos comunica que passou a adotar novas práticas, como a publicação em fluxo contínuo, a disponibilização dos pareceres das avaliações, com autorização dos autores e pareceristas, e a inclusão de créditos detalhados dos artigos.
Downloads
Referências
SILVA, F. C. C.; RIBEIRO, N. C.; FACHIN, J. Revisão e expansão da Taxonomia da Ciência Aberta: uma perspectiva Ibero-americana. SciELO em Perspectiva: Humanas, São Paulo, 8 nov. 2023. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/11/08/revisao-e-expansao-da-taxonomia-da-ciencia-aberta-uma-perspectiva-ibero-americana/. Acesso em: 7 ago. 2024.
SILVEIRA, et. al. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 28,. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e91712. Acesso em: 7 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.