Panorama da pesquisa sobre chatbots no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.17837

Palavras-chave:

Chatbot, Produção acadêmica, Brasil

Resumo

Chatbots são softwares que interagem com usuários usando linguagem natural. Eles utilizam diferentes técnicas de automatização na conversa, permitindo aos usuários uma interação mais natural, com troca de informações entre homem e máquina. No contexto da Ciência da Informação (CI), os chatbots estão inseridos nas temáticas que envolvem a representação, organização e recuperação de informação. Esta pesquisa teve como objetivo investigar na literatura acadêmica estudos sobre chatbots no contexto brasileiro. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva que utilizou uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus, Web of Science e BRAPCI realizada no primeiro semestre de 2024 mapeando os estudos por ano, área e objetivo. Foi observado que o ano com o maior número de publicações foi 2021, a área com a maior concentração de estudos foi a Ciência da Computação e quanto aos objetivos se destacam aplicações para orientações e atendimento ao cliente, educação e alguns tipos automação operacional, com foco na redução de custos. Conclui-se que os chatbots estão se consolidando como ferramentas fundamentais na comunicação com o usuário, oferecendo atendimento personalizado e soluções eficientes na automação de processos em diversos setores da sociedade. Contudo é importante que essas ferramentas estejam em consonância com as técnicas e fundamentos da CI, motivo que justifica este estudo e identifica lacunas para novas investigações e aplicações dos chatbots na CI.

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Biografia do Autor

Jordana Rabelo Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2003). Atualmente é bibliotecária-documentalista na Escola de Enfermagem da UFMG.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG, Mestre e Bacharel em Sistemas de Informação. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Experiência e interesse de pesquisa na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Abertos, Governança de dados.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Soares, J. R., & Nascimento Silva, P. (2024). Panorama da pesquisa sobre chatbots no Brasil. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 38(1), 199–218. https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.17837

Edição

Seção

Artigos