Pesquisa e extensão na Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro
ações na região metropolitana de Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.16111Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Extensão universitária, Formação de leitores, Educação-comunidades, Projetos e açõesResumo
The text brings together some research and extension experiences carried out within the scope of the Benedicto Monteiro Library (BBM), at the Ananindeua University Campus of the Federal University of Pará (UFPA). The objectives of the work involve the act of bringing together and disseminating research and extension activities carried out by the library team, aiming to expand actions and appropriate knowledge outside the university, as well as creating closer relationships with local communities that are difficult to access. Such activities are aimed at communities that are difficult to access or receive little assistance in topics related to the formation, management and promotion of bibliographic collections, used in reader training activities in the initial grades of public education in the region. The creation of the Research and Extension Division at the library is justified in order to fulfill part of its mission, which consists of disseminating information with the aim of facilitating access, generating knowledge, as well as supporting the research needs of the external community to the Campus. The result, in addition to establishing partnerships and helping the communities and schools involved in the project, the actions served as a basis for consolidating the creation of a sector specifically focused on working with research and extension projects at the Library. For this reason, it highlights the importance of development actions and support for socially inclusive activities, with broad respect for diversity and informational, social and environmental sustainability, always seeking to value human relationships and those between them and their environment.
Downloads
Referências
ADICHIE, C. N. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54.
ANANINDEUA (PA). Secretaria Municipal de Educação. Censo Escolar 2016. Ananindeua: SEMED, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base”. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.
BURKE, Peter. A esperança tem história? Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 75, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142012000200014. Acesso em: 15 jan. 2021.
FERREIRA, R. da S. Transpondo muros, construindo relações: uma reflexão sobre bibliotecas universitárias e extensão no Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 75-88, jan. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1912. Acesso em: 4 jul. 2022.
FIGUEIREDO, E. M.; BARBOSA, F. T. N. Escolas, bibliotecas escolares e a extensão universitária na UFPA, Campus Metropolitano de Ananindeua, Pará. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 155-178, jul./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38901. Acesso em: 4 jul. 2022.
FIGUEIREDO, E. M.; BARBOSA, F. T. N. A extensão na UFPA Metropolitana e a capacitação de professores da rede pública municipal de Ananindeua-PA: relatos de uma experiência exitosa. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 2, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/10704/11004. Acesso em: 4 jul. 2022.
FIGUEIREDO, E. M.; DANTAS, C. F. N. O futuro a partir da extensão: caminhos e possibilidades de atuação a partir da biblioteca - ações da UFPA/Campus de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2022. Disponível em: https://evento.cbbd2022.ciente.live/2022/09/23/o-futuro-a-partir-da-extensao-caminhos-e-possibilidades-de-atuacao-a-partir-da-biblioteca-acoes-da-ufpa-campus-de-ananindeua-regiao-metropolitana-de-belem/ . Acesso em: 1 nov. 2022.
GOMES, H. F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos Enancib (2008-2009). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, Brasília, DF, v. 3, n.1, p. 85-99, jan./dez. 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119361. Acesso em: 10 ago. 2022.
MIRANDA, S. V. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 33, n. 2, p.112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Tbx3GhXh96kbDCJYZYwYnbh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 mar. 2022.
LEHFELD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. B. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1991.
OMS estima que o número de mortes por covid-19 no mundo é até 3 vezes maior que dados oficiais. Estadão, 21 maio 2021. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/oms-estima-que-numero-de-mortes-por-covid-19-no-mundo-e-ate-3-vezes-maior-que-dados-oficiais/. Acesso em: 16 mar. 2022.
SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. O caráter implícito da mediação da informação. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 253-263, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29249/18235. Acesso em: 11 ago. 2022.
SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
UFPA. Campus Universitário de Ananindeua. Histórico: por um Campus metropolitano na Amazônia. Ananindeua: UFPA, 2022. Disponível em: http://campusananindeua.ufpa.br/index.php/historico. Acesso em: 4 jul. 2022.
ZARIFIAN, P. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.