Ensino de inteligência competitiva

um estudo bibliométrico

Autores

  • Rosangela Galdino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5538-6268
  • Juliana Galdino Universidade Federal deSão Carlos (UFSCar) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-4308-7746
  • Leonardo Guimarães Garcia Universidade de São Paulo (USP) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15668

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Ensino, Bibliometria, Avaliação, Competências

Resumo

A presente pesquisa objetivou apresentar o panorama da produção científica internacional sobre o ensino de Inteligência Competitiva (IC). Para tanto, adotou-se como método a realização de uma análise bibliométrica de toda a produção sobre o tema presente nas bases Web of Science e Scopus. Os resultados apontam para uma produção relativamente pequena focada no tema (após análise do título e do resumo das 1784 publicações identificadas pela expressão de busca, apenas 31 tratavam diretamente do tema). Por outro lado, observou-se que mais de 90% dessa produção se concentra nas últimas duas décadas, mostrando que apesar de pequena a produção vem acelerando. Além disso, outros resultados obtidos foram as revistas, os autores e as instituições com o maior número de publicações sobre ensino de IC e os países que concentram o maior número de autores dessas publicações. Essa visão multifacetada da produção internacional sobre o ensino de IC tem muito a contribuir para as instituições de ensino e professores dedicados ao ensino de Inteligência, bem como para os pesquisadores da área, atuais e futuros, além de lançar luz sobre uma faceta da IC ainda pouco estudada, mas imprescindível para o desenvolvimento da Inteligência a nível mundial.

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Biografia do Autor

Juliana Galdino, Universidade Federal deSão Carlos (UFSCar) - Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2022). Bacharela no curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo - USP.

Leonardo Guimarães Garcia, Universidade de São Paulo (USP) - Brasil

Doutor pela UFSCar na área de Informação Tecnológica e Estratégica, atualmente sou professor e pesquisador (RDIDP) da USP de Ribeirão Preto, junto ao curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Atuo na área de Inteligência Competitiva, com foco nos processos empreendedores de implantação de unidades de inteligência em organizações.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Galdino, R., Galdino, J., & Garcia, L. G. (2023). Ensino de inteligência competitiva: um estudo bibliométrico. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15668

Edição

Seção

Artigos