Ensino de inteligência competitiva
um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15668Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, Ensino, Bibliometria, Avaliação, CompetênciasResumo
A presente pesquisa objetivou apresentar o panorama da produção científica internacional sobre o ensino de Inteligência Competitiva (IC). Para tanto, adotou-se como método a realização de uma análise bibliométrica de toda a produção sobre o tema presente nas bases Web of Science e Scopus. Os resultados apontam para uma produção relativamente pequena focada no tema (após análise do título e do resumo das 1784 publicações identificadas pela expressão de busca, apenas 31 tratavam diretamente do tema). Por outro lado, observou-se que mais de 90% dessa produção se concentra nas últimas duas décadas, mostrando que apesar de pequena a produção vem acelerando. Além disso, outros resultados obtidos foram as revistas, os autores e as instituições com o maior número de publicações sobre ensino de IC e os países que concentram o maior número de autores dessas publicações. Essa visão multifacetada da produção internacional sobre o ensino de IC tem muito a contribuir para as instituições de ensino e professores dedicados ao ensino de Inteligência, bem como para os pesquisadores da área, atuais e futuros, além de lançar luz sobre uma faceta da IC ainda pouco estudada, mas imprescindível para o desenvolvimento da Inteligência a nível mundial.
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