Estudo comparativo das atividades acadêmicas de docentes do ensino superior direcionadas à comunidade
Curso Tecnológico de Biocombustíveis do Centro Paula Souza
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.15607Palavras-chave:
Análise de Domínio, Bibliometria, Similitude de Projetos acadêmico-científicoResumo
Em âmbito nacional, as Instituições de Ensino Superior devem investir em ações que potencializem os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão de modo a caracterizar sua natureza. Nesse contexto, os docentes são profissionais que atuam em atividades acadêmico-científicas, sendo, portanto, imprescindíveis a realização e a condução de Projetos que contribuam com o bem estar social. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma Instituição de Ensino Multicampi, presente no Estado de São Paulo e oferta tipologias variadas de cursos, inclusive de graduação. Objetiva-se, com este estudo, investigar o envolvimento dos docentes do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, visando compreender em que medida ocorre a participação destes profissionais em Projetos, podendo se assemelhar ou, ainda, apresentar particularidades frente a outra Unidade. O referido curso é disponibilizado nas Fatecs de Araçatuba e de Jaboticabal. Em virtude da adoção da Análise de Domínio e de Redes Sociais, complementarmente aos estudos bibliométricos, busca-se responder se há similaridades e especificidades quanto aos projetos referentes ao pilar Extensão desenvolvidos por docentes do curso de Biocombustíveis das Fatecs em estudo. Com relação aos Projetos efetuados entre 2019-2015, em uma Fatec há o enfoque em capacitação voltada à língua inglesa, além de atividade agrícola para gerar renda familiar. Na outra Fatec, as práticas sociais são direcionadas à comunidade, como descarte de resíduos químicos e orgânicos, desinfecção de esgotos e, ainda, direcionado ao Etanol e ao lixo eletrônico. Não foram percebidas similaridades, tendo como cerne os Projetos de Desenvolvimento Tecnológico em vista da natureza do CEETEPS.
Downloads
Referências
AMORIM, Igor Soares; CAFÉ, Lígia Maria Arruda. Agenciamento e análise de domínio. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 75-88, maio/ago. 2017.
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-31, jan./jun. 2006.
ARAÚJO, Maria Amélia Máximo de et. al. Conceito de Extensão universitária. In: Extensão Universitária: um laboratório social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 5-9.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Lei 3.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 jan. 2021.
CANCHUMANI, Roberto Mário Lovón. Domínios científicos na UFRJ: mapeamento de áreas do conhecimento. 185f. 2015. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
CASTANHA, Sérgio. Da universidade modelo aos modelos de universidade. Quaestio: Revista de Estudos da Educação, Sorocaba, SP, v. 4, n. 1, 2002. Disponível em: periódicos.unisino.br/ojs/inex.php/quaestio/article/view/1394/1377. Acesso em: 24 nov. 2021.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). 2022. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/. Acesso em: 12 ago. 2022.
CHARLE, Chistophe; VERGER, Jacques. História das universidades. Tradução Elcio Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
CUNHA, Luiz Antônio. Autonomia universitária: teoria e prática. Em publicacion: Universidad e investigación científica. Vessuri, Hebe. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2006.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Análise de Domínio como perspectiva metodológica em organização da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 41, n. 1, p. 13-21, jan./abr., 2014.
HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches – traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, 2002. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/0022-0418.htm.
HJØRLAND, Birger. Domain Analysis in Information Science, B. (ed.). ISKO: Enciclopedia of Knowledge Organization. Edmonton: University of Alberta, 2017. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/domain_analysis. Acesso em: 15 abr. 2020.
HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in Information Science: domain analysis. Journal of the American Society for Information Science, v. 46, n. 6, p. 400-425, 1995.
LUCAS, Elaine Oliveira; ZORITA, José Carlos Garcia; SANZ CASADO, Elias. Evolução histórica de investigação em informetria: ponto de vista espanhol. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 255, maio, 2013, p. 255-270.
MAI, Jens-Eric. Actors, domain, and constraints in the design and construction of controlled vocabularies. Knowledge Organization, v. 35, p. 16-29, 2008.
MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. RBPAE, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 205-211, maio/ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24770/14361. Acesso em: 13 dez. 2021.
MORAES, Reginaldo C.; SILVA, Maitá de Paula; CASTRO, Luiza Carnicero de. Modelos Internacionais de educação superior: Estados Unidos, França e Alemanha. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
NEWMAN, Mark E.J. The structure of scientific collaboration networks. Proceedings of National Academy Sciences of the United States of America. PNAS, v. 98, n. 2, p. 404-409, 2001.
OTTE, Evelien; ROUSSEAU, Ronald. Social Network Analysis: a powerful strategy, also for the information sciences. Journal of Information Science, Cambridge, v. 26, n. 6, p.441-453, 2002.
PUHL, Mário José; DRESCH, Oberson Isac. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. Revista Di@logus. V. 5, n. 1, 2016, p. 37-55.
ROCHA, Regina Ferreira da; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. A contribuição das referências dos planos de ensino para a caracterização de domínios: um estudo no curso de Biocombustível do Centro Paula Souza. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, v. 15, n. 1, 2022, p. 126-147. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/39545/33449.
ROCHA, Regina Ferreira da; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 27, p. 303-327, 2021.
ROCHA, Regina Ferreira da; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Comportamento dos domínios da produção científica de docentes do curso de Biocombustível do Centro Paula Souza: 2019-2015. EDDBCIM 2023 [No Prelo].
SANDRI, Jussara Schmitt. A propriedade intelectual nas parcerias para inovação aberta entre instituições de ensino e o setor empresarial. In: BARROS, C.E.C.; ASSFIM, J.M.L.; PIMENTEL, L.O. (Org.). Propriedade intelectual. 1. ed. Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. , p. 119-142.
SAVIANI, D. A questão da Autonomia Universitária e suas vicissitudes na universidade brasileira. Revista Angelus Novus, São Paulo, ano XI, n. 16, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ran/article/view/180318/168190. Acesso em: 13 ago. 2021.
SERVA, Fernanda Mesquita. Educação Superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.
SMIRAGLIA, Richard P. Domain Analysis. In: SMIRAGLIA, R. P. (org.). The elements of knowledge Organization. New York: Springer, 2014, p. 85-101.
SPINAK, Ernest. Indicadores Cientométricos. Ci. Inf. Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 141-148, maio/ago. 1998.
TAGUE-SUTCLIFFE, Jean. An introduction to Informetrics. Information Processing & Management: Great Britain, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci.Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.
WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social network analysis: methods and applications. Washington: Cambridge University Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.