Estudo comparativo das atividades acadêmicas de docentes do ensino superior direcionadas à comunidade

Curso Tecnológico de Biocombustíveis do Centro Paula Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.15607

Palavras-chave:

Análise de Domínio, Bibliometria, Similitude de Projetos acadêmico-científico

Resumo

Em âmbito nacional, as Instituições de Ensino Superior devem investir em ações que potencializem os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão de modo a caracterizar sua natureza. Nesse contexto, os docentes são profissionais que atuam em atividades acadêmico-científicas, sendo, portanto, imprescindíveis a realização e a condução de Projetos que contribuam com o bem estar social. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma Instituição de Ensino Multicampi, presente no Estado de São Paulo e oferta tipologias variadas de cursos, inclusive de graduação. Objetiva-se, com este estudo, investigar o envolvimento dos docentes do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, visando compreender em que medida ocorre a participação destes profissionais em Projetos, podendo se assemelhar ou, ainda, apresentar particularidades frente a outra Unidade. O referido curso é disponibilizado nas Fatecs de Araçatuba e de Jaboticabal. Em virtude da adoção da Análise de Domínio e de Redes Sociais, complementarmente aos estudos bibliométricos, busca-se responder se há similaridades e especificidades quanto aos projetos referentes ao pilar Extensão desenvolvidos por docentes do curso de Biocombustíveis das Fatecs em estudo. Com relação aos Projetos efetuados entre 2019-2015, em uma Fatec há o enfoque em capacitação voltada à língua inglesa, além de atividade agrícola para gerar renda familiar. Na outra Fatec, as práticas sociais são direcionadas à comunidade, como descarte de resíduos químicos e orgânicos, desinfecção de esgotos e, ainda, direcionado ao Etanol e ao lixo eletrônico. Não foram percebidas similaridades, tendo como cerne os Projetos de Desenvolvimento Tecnológico em vista da natureza do CEETEPS.

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Biografia do Autor

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Livre Docente em Estudos Métricos

Doutora em Lógica

Linha de Pesquisa: Produção e Organização da Informação

Professora Permanente

Pesquisadora PQ2 - CNPq

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Rocha, R. F. da, & Grácio, M. C. C. (2024). Estudo comparativo das atividades acadêmicas de docentes do ensino superior direcionadas à comunidade: Curso Tecnológico de Biocombustíveis do Centro Paula Souza. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 38(1), 82–103. https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.15607

Edição

Seção

Artigos