Interesses de pesquisa dos docentes de programas de pós-graduação em Ciência da Informação relacionados ao movimento da ciência aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15318

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ciência Aberta, Interesses de pesquisa, Programas de Pós-graduação

Resumo

A Ciência Aberta é um movimento amplo, que desde 2014 tem sido alvo de publicação de pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil. O objetivo desta pesquisa é conheceras abordagens e linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil de excelência e projetos de pesquisade seus docentes na perspectiva do movimento da Ciência Aberta. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, baseada nos temas da Taxonomia de Ciência Aberta Brasileira, empregando-se os softwares Microsoft Excel e Gephi, a partir dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação contemplados com notas 5, 6 ou 7 na avaliação da CAPES 2017-2020. Os resultados indicam a proeminência dos interesses dos docentes e dos programas voltados aos Dados Abertos e à Bibliometria. Conclui-se que a Ciência da Informação está construindo seu percurso de apropriação da Ciência Aberta, necessitando ainda explorar algumas outras expressões.

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Biografia do Autor

Vinícius Ribeiro Soares dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade. Interesse nas seguintes áreas: Epistemologia da Ciência da Informação, Comunicação Científica, Ciência Aberta e Ciência Cidadã

Michely Jabala Mamede Vogel, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Doutora, mestre em Ciência da Informação e bacharel em biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Faz parte do INCT-DSI (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais). Interesse nas seguintes áreas: Cientometria, Bibliometria, Avaliação da Pós-Graduação, Comunicação Científica, Acesso Aberto, Taxonomias, Tesauros, Indexação, Classificação e Recuperação da Informação

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Santos, V. R. S. dos, & Vogel, M. J. M. . (2023). Interesses de pesquisa dos docentes de programas de pós-graduação em Ciência da Informação relacionados ao movimento da ciência aberta. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15318

Edição

Seção

Artigos