Competência em informação

análise das ações empreendidas no contexto das bibliotecas escolares

Autores

  • Naiara Raíssa da Silva Passos Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0003-1312-6545
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Tadeu Feitosa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14323

Palavras-chave:

Competência em Informação, Biblioteca escolar, Ciência da Informação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo examinar as pesquisas sobre a competência em informação no âmbito das bibliotecas escolares, no período de 2011 a 2021. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, e desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, abordando as temáticas competência em informação e biblioteca escolar. Os dados foram obtidos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Os resultados evidenciam que a maioria dos estudos estão centrados em mostrar os recursos e o modo como são utilizados pelos bibliotecários, que atuam em biblioteca escolar, para desenvolver a competência em informação. As pesquisas relacionam as temáticas estudadas, mostrando o quanto elas se influenciam mutuamente no espaço escolar, sendo a biblioteca relevante para a aprendizagem e autonomia dos alunos quanto ao acesso, seleção, avaliação e aplicação das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Raíssa da Silva Passos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Ciência da Informação
Universidade Federal do Ceará
Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal de Rondônia
E-mail: naiaraissa.passos@gmail.com
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1312-6545

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação
Universidade Federal do Ceará
Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.
E-mail: gabibfarias@gmail.com
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9393190768810116
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5743-4422

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Sociologia
Universidade Federal do Ceará
Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará
E-mail: tadeu.feitosa62@ufc.br
Lattes iD:  http://lattes.cnpq.br/2053936680844527
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6159-7985

 

 

Referências

BARBOSA, E. T.; MATA, M. L.; PEREIRA, G. Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – es. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. 14, p. 112-132, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/152827. Acesso em: 19 ago. 2021.

BEDIN, J.; CHAGAS, M. T.; SENA, P. M. B. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 20, n. 3, p. 363-372, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71484. Acesso em: 04 ago. 2022.

BELLUZZO, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação (CI): uma medida integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 11–14, out. 2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/46133. Acesso em: 19 ago. 2021.

CAVALCANTE, L. F. B.; BONALUMI, M. C. Educação de usuários e o desenvolvimento da competência informacional em escolas públicas. Informação@Profissões, v. 3, n. 1-2, p. 93-114, 2014. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p93 Acesso em: 30 ago. 2021.

CORRÊA, E. C. D; OLIVEIRA, K. C. de; BOURSCHEID, L. da R.; SILVA, L. N. da; OLIVEIRA, S. de. Bibliotecário escolar: um educador?. Revista ACB, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 107-123, ago. 2002. ISSN 1414-0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/458. Acesso em: 10 jun. 2021.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016 . Acesso em: 30 ago. 2021.

FARIAS, M. G. Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: R. Ci. Inf. e Doc.: Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125. Acesso em: 19 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. DOI: 10.5380/atoz.v2i1.41315 Acesso em: 21 ago. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GUEDES, C. de A.; FARIAS, G. B. de. Information literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2024. Acesso em: 21 ago. 2021.

KUHLTHAU, Carol Collier. Como usar biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 303 p.

MATA, M. L.; CASSARO, F.; CASARIN, H. C. S. A aplicação de programas de competência informacional em bibliotecas escolares: um relato a partir do olhar dos bibliotecários. Informação@Profissões, v. 3, n. 1-2, p. 173-196, 2014. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p173 Acesso em: 30 ago. 2021.

MOURA, A. R. P.; FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na arquivologia. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019. DOI: 10.28998/cirev.2019v6n1c Acesso em: 04 ago. 2022.

PIANTOLA, D.; VITORINO, E. V. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência. Florianópolis: UFSC, 2019.

RICARDO, F.; P., R. B. de; ALVES, A. P. M.. Ações e programas de competência em informação para bibliotecas escolares. In: SILVA, Eduardo Valadares da (org.). Bonitezas da biblioteca escolar: um guia para boas práticas. Belo Horizonte: KMA, 2021. p. 37-66 Disponível em: https://nersi.eci.ufmg.br/livros/bonitezas-da-biblioteca-escolar/ Acesso em: 23 fev. 2022.

SANTOS, A. I. R. D.; ZATTAR, M. Biblioteca escolar e competência em informação: experiência na pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-16, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/162479. Acesso em: 31 ago. 2021

SANTOS, V. A. D.; CERVELIN, G.; ALCARÁ, A. R. Estratégias de ensino para ações de formação da competência em informação em bibliotecas escolares. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-27, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/158417. Acesso em: 31 ago. 2021.

SANTOS, R. N. M. D.; SANTOS, K. L. D.; MARQUET, J. M. S.; CARNEIRO, G. S. Competência em informação nas escolas: ações extensionistas do projeto literacia. Revista Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 45-56, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/39251. Acesso em: 04 ago. 2022.

SILVA, A. P. C.; FARIAS, M. G. G. Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, p. 333-350, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1234. Acesso em: 31 ago. 2021.

SILVA, C. R. S. “Faróis de Alexandria: informação, ciência e cultura na biblioteca”: um movimento pela competência em informação na escola. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 153-169, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/2954. Acesso em: 22 ago. 2021.

SPUDEIT, D. F. A. O.; ROMEIRO, N.; FREITAS, A.; SOUZA, C.; ROSA, V. Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 885-906, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1360. Acesso em: 20 ago. 2021.

ZATTAR, M. Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. e5391, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391. Acesso em: 18 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Passos, N. R. da S., Farias, G. B. de ., & Feitosa, L. T. . (2022). Competência em informação: análise das ações empreendidas no contexto das bibliotecas escolares. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14323

Edição

Seção

Artigos