Visibilidade, atenção online e impacto das interações nas publicações científicas

Autores

  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elisabete Werlang Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0001-6910-616X
  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal do Alagoas (UFLA)
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.13126

Palavras-chave:

Visibilidade, Atenção online, Impacto alternativo e tradicional

Resumo

O impacto das publicações científicas, avaliado principalmente pelo Fator de Impacto, atualmente pode também ser aferido pela presença das publicações em diferentes mídias, acadêmicas e sociais. A interação dos usuários com este conteúdo influencia na visibilidade, atenção online e impacto do conteúdo científico, por meio da análise de visualizações, curtidas, compartilhamentos, leituras, acessos e, das citações. Esta pesquisa exploratória descritiva teve como objetivo averiguar a visibilidade, a atenção online e o impacto das publicações científicas, aferidas por meio da performance dos trabalhos publicados pela Revista Estudos FeministasREF em distintas redes sociais. Os dados foram coletados em bases de referência: Dimensions, Analytics SciELO, Google Acadêmico, Mendeley, Facebook e Twitter, com recorte temporal de 2015, 2016 e 2017. A performance da REF na web está centrada no Mendeley e de forma tímida no Twitter, nas redes acadêmicas,o periódico está centrado nas bases: SciELO, Web of Science e Dimensions. O periódico tem tido maior interação nas redes acadêmicas, alavancando o impacto alternativo das publicações. Pondera que a exposição na web resulta em indicadores de impacto alternativo. A análise mostra que os indicadores se complementam, possibilitando verificar quais publicações são mais consultadas e consideradas relevantes pelos usuários, que deixam de ser apenas a comunidade científica, envolvendo toda a sociedade.

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Biografia do Autor

Elisabete Werlang, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Especialista com MBA em Gestão de Vendas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RS; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS. Atuou por 10 anos com Diretora de Arte em agências de propaganda, por 8 anos na área de marketing turístico e por 15 anos na área educacional. Pesquisadora da Gestão da Informação, linha de pesquisa Informação, Gestão e Tecnologia, com foco em indicadores de gestão e comunicação científica. Integra a equipe editorial da Ágora - Arquivologia em Debate da UFSC. Membro titular, desde 2014, do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil. Em 2020 criou a BW Editora de Arte, com foco na edição de conteúdo científico e empresarial.

Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal do Alagoas (UFLA)

Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico Ciência da Informação em Revista. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Áreas de interesse: Estudos métricos da informação na web; Cibermetria; Altmetria; Mediação da informação em ambientes digitais; Internet e Política; Regime de informação em contextos digitais.

Ursula Blattmann , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Atuou desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Realizou a pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (março de 2014 a fevereiro de 2015). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos NUPEAC do Departamento de Ciência da Informação UFSC.  Atuou, 2011-2020, na editoria da revista Ágora.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Fachin, J., Werlang, E., Ferreira Araújo, R., & Blattmann , U. (2022). Visibilidade, atenção online e impacto das interações nas publicações científicas . BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.13126