Aproximando o aluno da biblioteca escolar por meio do “estímulo entre pares”

Autores

  • Clériston Ribeiro Ramos
  • Deise Parula Munhoz
  • Andreia Parula Munhoz
  • Thiago Lopes da Silva Wyse

Palavras-chave:

Estímulo por pares, biblioteca escolar, práticas de leitura

Resumo

O trabalho teve início na avaliação realizada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG na disciplina de Marketing em Bibliotecas, no primeiro semestre de 2008. Foi aplicado instrumento de pesquisa pautando sobre o fator de distanciamento do aluno com a biblioteca, com o intuito de identificar a turma com mais hábitos e práticas de leitura e a turma com menor média dessas atividades. Na etapa seguinte, foi realizada ação com objetivo de incentivar a leitura, pedindo-se que seis alunos voluntários da turma 81 relatassem a importância da leitura para os alunos da turma 84. Foi possível identificar alguns fatores de distanciamento dos alunos com a biblioteca e o “estímulo por pares” se mostrou uma alternativa eficaz para aproximar o aluno da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clériston Ribeiro Ramos

Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG)

Mais informações: Currículo Lattes

Deise Parula Munhoz

Acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Andreia Parula Munhoz

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional.

Thiago Lopes da Silva Wyse

Acadêmico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Como Citar

Ramos, C. R., Munhoz, D. P., Munhoz, A. P., & Wyse, T. L. da S. (2010). Aproximando o aluno da biblioteca escolar por meio do “estímulo entre pares”. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 23(2), 93–103. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/1308

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)