A decadência dos sentidos póstumos: transumância devotada à memória em um dia de visitas aos mortos

Autores

  • Flávio Pestana Zanella

Palavras-chave:

Morte, fotografia, sentido, imaginário

Resumo

O estudo a seguir apresenta uma pesquisa focalizada na perspectiva moderna e ocidentalizada de representação social diante da morte, isto é, na idealização e exteriorização caracterizada pela imagem fotográfica do retrato fúnebre. Nesta perspectiva, localizamos este estudo em um espaço e tempo delimitados, como forma de definir seu grau de objetivação. Deste modo, temos como pano de fundo o cenário do Cemitério Católico da cidade do Rio Grande, local pertencente e sob a administração da Associação de Caridade Santa Casa, e sua riquíssima fonte de documentação material. A rigor, movimentamo-nos a partir deste pressuposto em um cenário que evoca os anos 1900 do século XX transportando-nos até bem próximo da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Pestana Zanella

Graduado em História pela FURG; aluno do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Rio Grande do Sul: Sociedade, Política & Cultura, 2007.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

Zanella, F. P. (2010). A decadência dos sentidos póstumos: transumância devotada à memória em um dia de visitas aos mortos. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 23(1), 155–169. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/1278

Edição

Seção

Artigos