Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências
perfil histórico da biblioteca por meio da análise de seu acervo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12093Palavras-chave:
Coleções especiais, Bibliotecas científicas, Academia Brasileira de CiênciasResumo
O objetivo deste artigo é traçar a narrativa histórica da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências desde sua fundação até os dias atuais, quando incorporada ao acervo da Biblioteca Henrique Morize (BHM), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), como Coleção Especial Academia Brasileira de Ciências. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas e análise qualitativa dos dados. A pesquisa encontra-se em andamento e, como resultados parciais, foi possível identificar os principais marcos no histórico da referida biblioteca, de 1916 a 2020. Os resultados são apresentados em dois momentos: a biblioteca antes da transferência para o MAST e, como coleção especial, após a transferência. Por meio do acordo firmado com o MAST, a biblioteca da ABC “renasceu” como Coleção Especial Academia Brasileira de Ciências, na Biblioteca Henrique Morize e, desde então adquiriu novas características de gestão e uso do acervo, tornando-se objeto de pesquisa de mestrado e doutorado enquanto coleção e, seus exemplares tornaram-se novamente fonte de consulta para inúmeros pesquisadores.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. C. de.; LOUREIRO, M. L. de N. M. Afinal, os objetos falam? Reflexões sobre objetos, coleções e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ENANCIB, 2019. GT 10 – Informação e Memória. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/951/707. Acesso em: mar. 2020.
FARIAS, M. L.; LINO, L. A. S. ; ALMEIDA, E. H. P.; RANGEL, M. F. O Renascer de uma biblioteca: a coleção especial da Academia Brasileira de Ciências no MAST. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, v.13, p. 2825-2840. Edição CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/949. Acesso em: jan. 2018.
LINO, L. A. da S.; HANNESCH, O.; AZEVEDO, F. C. de. Política de Preservação no âmbito do gerenciamento de Coleções Especiais: um estudo de caso no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 123, p. 59-74, 2003. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3977/. Acesso em: set. 2020.
PAULINYI, Erno I. Esboço histórico da Academia Brasileira de Ciências. Brasilia: CNPq. Coordenação Editorial, 1981. 40 p. il (Coleção Estudos de Política Científica e Tecnologica; 1).
SOUZA, Ingrid Lopes de. Patrimônio bibliográfico de C&T em universidades: proposta para formação das coleções especiais da Biblioteca Paulo Geyer. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2500/3/ILSouza.pdf. Acesso em: set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.