Tecnologias de informação e comunicação, metodologias ativas e os fatores de interação

um olhar sobre as contribuições de Marshall McLuhan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11811

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Metodologias ativas, Competência Informacional, Marshall McLuhan.

Resumo

O presente estudo traz reflexões acerca do processo de interação do indivíduo com as metodologias ativas por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e faz conexão com os pensamentos de Marshall McLuhan. Para tanto, o artigo é de abordagem qualitativa e de natureza teórico-aplicada, apresenta objetivos descritivos e exploratórios e faz uso de procedimentos bibliográficos e documentais. Como resultado, a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação, proporciona inserções de metodologias ativas e estruturas pedagógicas para o efetivo processo de ensino-aprendizagem. Assim, o desafio é a adaptação ao cenário cada vez mais mutável, e o processo de aprendizagem está diretamente relacionado à capacidade de relacionamento interpessoal, no desenvolvimento do comportamento informacional, na construção do conhecimento científico e no domínio das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rogério Batista Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP. Faz parte do GPTAI/UFSCar, linha de pesquisa: Patrimônio, memória e identidade cultural.

Fabio Murakami, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP. Docente do Serviço Nacional do Comércio SENAC/ SP.

Solange Aparecida Devechi Ordones, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, Porto Alegre, n. 25, p. 45-47, jun. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.

BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v.16, n.13 p.47-74, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v16n3/04.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

BRANCO, M. L. F. R. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 783-798, jul./set. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/solan/Downloads/O%20legado%20de%20John%20Dewey.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272653325_As_metodologias_ativas_e_a_promocao_da_autonomia_de_estudantes. Acesso em: 20 jul. 2020.

BERGO, C. R. C. A educação também passa pela ciência da informação: contribuições possíveis. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 77-82, dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 jul. 2020.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar conhecimento, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 36-47. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/doc/artigos/roland_charnay_aprendendo_com_resolucao_de_problemas.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. M. R. Psicologia na educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994. p. 1-121.

DUDZIAK, E. A. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 166-183, jul. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1925. Acesso em: 27 jul.2020.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, p. 1-30, abr./jun. 2019. Disponivel em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762. Acesso em: 20 jul. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246%3E. Acesso em: 28 jul. 2020. Entrevista.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1964. Disponível em: https://docplayer.com.br/24177604-Capa-marshall-mcluhan-os-meios-de-comunicacao-como-extensoes-do-homem-understanding-media.html. Acesso em: 11 jun. 2020.

_________. Understanding media: the extensions of man. [s.l.]: Ed. Gingko Press, 1964.

MARTINS, J. Sala de aula sem paredes: um estudo do pensamento de Herbert Marshall McLuhan e suas implicações educacionais. 2000. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79109. Acesso em: 11 jul. 2020.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In. CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

MORAN, J. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Revista Interações, São Paulo, v. V, n. 9, p. 57-72, 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/354/35450905.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

_________. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.;

MORALES, O. E. T. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. v. II. Coleção

Mídias Contemporâneas. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 2 mai. 2017.

MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 105-111, dez. 2005. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003. Acesso em: 28 jul. 2020.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PEREIRA, R; OUNAP, J. B. Os programas de competência informacional voltados para a educação básica na América do Sul. Revista ACB, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 416-439, dez. 2016. ISSN 1414-0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1175. Acesso em: 26 jul. 2020.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

PINTO, V. B. Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: aplicabilidade sobre a representação indexal. In: PINTO, V. B.; CAVALCANTE, L. E.; SILVA NETO, C. (Org.). Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-142. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10285. Acesso em: 22 jul. 2020.

PINTO, S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre

o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena:

estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista de Ciências da

Educação, São Paulo, v. 2, n. 29, p. 67-79, jun./dez. 2013.

RAJA, R.; NAGASUBRAMANI.P. C. Impact of modern technology in education. Journal of Applied and Advanced Research, [s.l.], v.3, p. 33-35, abr. 2018. ISNN 2519-9412. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325086709_Impact_of_modern_technology_in_education. Acesso:17 jul. 2020.

SANTO, S. A. C. D. E.; SILVA, T. D.; MOURA, G. C. D. O uso da tecnologia na educação: Perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 04, n. 01, p. 31-45, jan. 2020. ISSN 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-tecnologia. Acesso em: 09 jul. 2020.

SANTOS, B. R. P. dos.; DAMIAN, I. P. M.; BIAGGI, C. de. Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a ciência da informação perante a sociedade. In: Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – ERECIN N-NE, 2., 2018, São Cristovão/SE. Anais [...] v. 1, n. 2, Ed. Especial, p.100-107, maio/ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10220. Acesso em: 15 jul. 2020.

SOUSA, L. C. A TIC na educação: uma grande aliada no aumento da aprendizagem no Brasil. Revista Eixo, Brasília-DF, v.5, n. 1, p. 19-25, jan. 2016. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/plugins/generic/pdfJsViewer/pdf.js/web/viewer.html?file=http%3A%2F%2Frevistaeixo.ifb.edu.br%2Findex.php%2FRevistaEixo%2Farticle%2Fdownload%2F315%2F197%2F. Acesso em: 13 jul. 2020.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017. ISSN 1518-3483. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189154955008. Acesso em:12 set. 2020.

VEIGA, M. S. O professor e a competência informacional: um olhar sobre os estudantes do Pibid do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia. Educação Pública, v. 19, ed. 28, 5 nov. 2019. ISSN 1984-6290. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/28/o-professor-e-a-competencia-informacional-um-olhar-sobre-os-estudantes-do-pibid-do-instituto-federal-de-educacao-tecnologica-de-rondonia. Acesso em: 13 jul. 2020.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

____________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

____________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lima, F. R. B., Murakami, F., & Ordones, S. A. D. (2020). Tecnologias de informação e comunicação, metodologias ativas e os fatores de interação: um olhar sobre as contribuições de Marshall McLuhan. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11811