Tecnologias de informação e comunicação, metodologias ativas e os fatores de interação
um olhar sobre as contribuições de Marshall McLuhan
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11811Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Metodologias ativas, Competência Informacional, Marshall McLuhan.Resumo
O presente estudo traz reflexões acerca do processo de interação do indivíduo com as metodologias ativas por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e faz conexão com os pensamentos de Marshall McLuhan. Para tanto, o artigo é de abordagem qualitativa e de natureza teórico-aplicada, apresenta objetivos descritivos e exploratórios e faz uso de procedimentos bibliográficos e documentais. Como resultado, a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação, proporciona inserções de metodologias ativas e estruturas pedagógicas para o efetivo processo de ensino-aprendizagem. Assim, o desafio é a adaptação ao cenário cada vez mais mutável, e o processo de aprendizagem está diretamente relacionado à capacidade de relacionamento interpessoal, no desenvolvimento do comportamento informacional, na construção do conhecimento científico e no domínio das TIC.
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