Competência em dados

habilidades na atuação e formação do bibliotecário

Autores

  • Marcelle Costal Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-5898-9163
  • Luana Sales Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Arquivo Nacional. https://orcid.org/0000-0002-3614-2356
  • Marianna Zattar Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). https://orcid.org/0000-0002-3328-3591

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11809

Palavras-chave:

Competência em dados, Gestão de dados de pesquisa, Tecnologia da informação e comunicação.

Resumo

 

Os desafios da gestão e curadoria de dados de pesquisa esbarram com a necessidade de desenvolver habilidades e competências específicas, dentre as quais as Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo identificar quais são as habilidades técnicas e tecnológicas que o bibliotecário precisa desenvolver, relacionadas à competência em dados. Para tal, propõe a criação de categorias e eixos temáticos a partir de uma coleta de dados nas ementas dos cursos de mestrado em Biblioteconomia credenciados pela American Library Association. Utiliza como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa a partir de um método exploratório. Tem por resultados habilidades técnicas e tecnológicas relacionadas aos padrões de metadados, o conhecimento de recursos de dados, aprendizado e uso da linguagem de programação, dentre outras competências de cunho interdisciplinar com a ciência de dados. Conclui que a competência em dados, está relacionada à competência em informação e pode projetar as práticas biblioteconômicas, quanto às etapas que envolvem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a gestão de dados de pesquisa.

 

Palavras-chave: Competência em dados. Gestão de dados de pesquisa. Tecnologia da informação e comunicação.

 

DATA LITERACY: LIBRARIAN’S SKILLS IN PROFESSIONAL AND EDUCATIONAL DEVELOPMENT

 

ABSTRACT

The research data management and digital curation challenges run into the need to develop skills, including literacies of Information and Communication Technology. This study aims to identify what are the technical and technological skills, that the librarian needs to develop the data literacy. This paper proposes the creation of thematic axes and categories based on data collection of institutional websites for master's courses in Library Science accredited by the American Library Association. The methodological procedure is a qualitative approach based on an exploratory method. Our results show that technical and technological skills include to metadata standards, knowledge of data resources, learning and use of the programming language, among other interdisciplinary skills. Overall, data literacy is related to information literacy and can be design library practices, that involve the use of information and communication technology for research data management.

 

Keywords: Data literacy. Research data management. Information and communication technology.

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Biografia do Autor

Marcelle Costal, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação do IBICT/ECO/UFRJ. Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ. Foi bolsista de Iniciação Científica do Instituto de Engenharia Nuclear IEN/CNEN e membro do corpo editorial da Revista Progress Report IEN. Possui graduação o em História pela Universidade Gama Filho. Foi docente na área de História, Filosofia e Sociologia para o Ensino Fundamental e Médio no Instituto Nossa Senhora das Dores (2013-2016). Atualmente é bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/SNJ/SINAJUVE e OCID). É membro da Rede de Competência em Informação (CoInfo) e integrante no grupo de pesquisa BRIET: Biblioteconomia, Recuperação de Informação, E-Science e suas teorias do(a) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão e curadoria de dados de pesquisa, gestão do conhecimento, repositórios digitais, tesauros, competência em informação, competência em dados, prática informacional e desinformação.

Luana Sales, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Arquivo Nacional.

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional. É Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações,com interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento, e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, bibliotecas de pesquisa, biblioteca digital, metadados, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS, objetos digitais, e sistemas de organização do conhecimento, como vocabulários controlados, tesauros, taxonomias e ontologias.

Marianna Zattar, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

Doutora em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Ciência da Informação pelo IBICT em convênio com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ. Possui pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo SENAC-RJ. Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Atua nos temas: Competência em informação, Competência em mídia e em informação, Prática informacional, Recursos informacionais, Fontes de informação e Desinformação.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Costal, M., Sales, L., & Zattar, M. (2020). Competência em dados: habilidades na atuação e formação do bibliotecário. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11809