Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.11101

Palavras-chave:

Competência em Informação, biblioteca escolar, Bibliotecário escolar

Resumo

Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pinheiro Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Comitê criado pela Divisão Sul-americana da Rede Adventista de Educação para gerenciar o processo de implantação do sistema de gerenciamento de bibliotecas - Philos (Jan a set 2017). Atualmente atuando como Técnico de Arquivo, membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Universidade Federal do Ceará - CPAD/UFC. Membro da Comissão de Acompanhamento e Operacionalização do SEI na UFC.

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Coordena o projeto de pesquisa na área de estudos de usuários da informação. Participa de dois grupos de pesquisa do Departamento de ciências da informação. O de Gestão da Informação e Sociedade e o de Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação. Professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, informação e cidadania, competência em informação, usuários da informação, bibliotecas públicas e comunitárias, bibliotecas escolares, gestão e biblioteca universitária. Atualmente coordena e atua no projeto de pesquisa "estudo de usuários como subsídio para mediação significativa da informação em bibliotecas universitárias.

Virginia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l?Information et de la Communication- Institut des Communications et des Média (ICM)- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire de l?Analyse Cognitive de l?Information (LANCI)- Université du Quebec à Montreal- (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona. Estágio Pós-Doutoral em Direito e Genoma na Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto- País Basco (2013). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ex-Professora Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Pesquisadora -CNPq. Líder do Grupo sobre Representação da Informação- certificado pela-UFC. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola- Instituto Brasileiro de Informação Cientifica e Tecnológica (IBICT). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Informação para a Saúde, Documentação sanitária, Terminologias na área da Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência da Informação, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento e ontologias. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)- UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Bloco de Oncologia do Hospital Albert Sabin e na Casa da Criança. Conjuntamente com a Profa. Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. É Membro do Comitê Gestor do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)- UFC.

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS. Report of the Presidential Committee on information literacy: Final Report. [S. l], 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html. Acesso em 18 de jun. 2018.

BEDIN, Jéssica; CHAGAS, Magda Teixeira; SENA, Priscila Machado Borges. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 363-372, dez. 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1105. Acesso em: 28 jun. 2018.

CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasilia, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/8361. Acesso em: 28 jun. 2018.

COLEPICOLO, Eliane. Buscando informação científica de qualidade para pesquisa em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 5, n. 2, p. 133-142. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v5n2/a09.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.

CORDEIRO, A. M.; Oliveira, G. M. de; et. al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, Nov. / Dez., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.

COSTA, Maria de Fátima Oliveira. Estudos de usuários da informação: ensino e aprendizagem no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, 2016. 245 p.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. cap. 3.

CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Fundamentos e modelos teóricos para o desenvolvimento dos estudos de usuários. In: ______. Manual de estudos de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015. p. 82-111.

PEREIRA, R.; SILVA H. C. Competência em informação: perspectivas em torno da cultura escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 308-331, jul./dez., 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/795. Acesso em: 26 jun. 2018.

PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014.

UNESCO. Manifesto da biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. 1999. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Oliveira, T. P. R. de ., Costa, M. de F. O., & Pinto, V. B. (2022). Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.11101