Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente
Palavras-chave:
Natureza. Ecodesenvolvimento. Educação. Emoções.Resumo
A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.Downloads
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Como Citar
Fontoura, A. E. S., Braun, A. M. S., & Freitas, E. M. de. (2009). Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 165–176. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/918
Edição
Seção
Artigos