Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Exclusão Social. Educação Ambiental. Comunicação Ambiental. Transformação SocietáriaResumo
No presente artigo, são retomados os diferentes significados que definem a categoria sustentabilidade, problematizando-a diante do quadro de desigualdade e exclusão social existente no Brasil, e seus efeitos sobre a possibilidade de reorganização das relações sociais no planeta. Em seguida, são estabelecidas considerações críticas acerca das práticas dominantes em Educação Ambiental e suas interfaces com a Comunicação, evidenciando seus limites quando se entende a educação e a comunicação como meios para a atividade autônoma dos sujeitos e como práticas sociais indissociáveis do processo de transformação societária. Concomitantemente à análise feita, são apontados elementos teóricos que favorecem a compreensão do que é uma Educação Ambiental que considere as especificidades culturais, que dialogue com as classes populares e que contribua para a reversão do quadro de expropriação material e coisificação da natureza.Downloads
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Como Citar
Loureiro, C. F. B., Albuquerque, E. C. P. T., & Barreto, B. M. V. B. (2009). Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 123–138. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/915
Edição
Seção
Artigos