Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente
Palavras-chave:
Construção do saber. Meio ambiente. Ensino fundamental.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Dal Lago, C. (2009). Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 85–103. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/913
Edição
Seção
Artigos