Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Sustentabilidade. Recursos hídricos. Resolução de conflitos.Resumo
A Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.Downloads
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Como Citar
Berlinck, C. N., Caldas, A. L. R., Monteiro, A. H. R. R., & Saito, C. H. (2009). Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 8(1), 117–129. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/901
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Artigos