Formação Docente

educação para o desenvolvimento sustentável na primeira infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16149

Palavras-chave:

formação de professores, educação ambiental, Círculo de Cultura de Freire, professores da primeira infância

Resumo

Teacher Education: education for sustainable development in early childhood

A presente pesquisa teve como objetivo proporcionar uma formação qualitativa para professores da Educação Infantil da rede pública de ensino, baseada no protagonismo e na interação entre os mesmos, gerando o despertar para os cuidados com a natureza. A metodologia consistiu na aplicação do Círculo de Cultura de Freire, intitulado “Sustentabilidade Ambiental na primeira infância”. Participaram do processo formativo 26 profissionais. Concluiu-se que a metodologia aplicada propiciou um ambiente libertador através do compartilhamento experiências e incertezas em relação as práticas de educação ambiental na primeira infância. Outrossim, os educadores foram empoderados não apenas para a reflexão sobre suas ações, mas também às ressignificações de conceitos e de processos nos quais estão inseridos.

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Biografia do Autor

Raquel Caparroz Cicconi Ramos, Instituto Federal Catarinense, IFC

Mestra em Ciências Ambientais, Instituto Federal Catarinense – IFC, professora, quel.cap@gmail.

Isabel Cristina Bohn, Universidade do Vale do Itajaí, Univali

Doutoranda em Ciências Ambientais, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, professora, isabelcristinabohn@gmail.com.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense, IFC

Doutor em Geografia, Instituto Federal Catarinense – IFC, professor, eduardo.werneck@ifc.edu.br.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Cicconi Ramos, R. C., Bohn, I. C., & Werneck Ribeiro, E. A. (2024). Formação Docente: educação para o desenvolvimento sustentável na primeira infância. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16149