O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau
Palavras-chave:
Natureza, Pedagogia, RousseauResumo
Este ensaio teórico tem a pretensão de demonstrar a importância que o conceito de natureza ocupa na pedagogia de Rousseau. Marcado pelo espírito de seu tempo e longe de ser considerado um ingênuo, Rousseau inverte a lógica do pensamento vigente quando considera que naturalmente tudo sai bem das mãos do autor das coisas, defendendo, desse modo, que naturalmente os homens são bons. Que bondade é essa? Se naturalmente somos bons, qual é a necessidade da educação? Essas e outras questões são discutidas neste ensaio. Também será aqui apresentada a defesa de uma educação que respeite o desenvolvimento natural, a partir da retomada de alguns aspectos da leitura de sua obra Emílio ou da Educação. Fica evidente que, a partir do conceito de natureza, não é pensada apenas a educação, mas o modelo de sociedade que se almeja no contexto do século XVIII.Downloads
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Publicado
2011-07-31
Como Citar
Pereira, V. A. (2011). O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 69–90. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/1157
Edição
Seção
Artigos