Dois processos, um modelo – a intervenção do Projeto Tamar em comunidades de pescadores

Autores

  • Dulce Suassuna

Palavras-chave:

Meio ambiente, Projeto Tamar, comunidade de pescadores, Environment, Tamar Project, fishermen communities.

Resumo

O trabalho analisa o processo de intervenção do Projeto Tamar em comunidades de pescadores, apresentando-se como questão central a identificação do significado desse processo nas comunidades de pescadores escolhidas para o estudo: Praia do Forte/BA e Regência/ES. Constatou-se que o processo de intervenção está ancorado na defesa e proteção das tartarugas marinhas, ocorrendo de modo impositivo. A intervenção gerou rupturas no modo de vida dos pescadores, promovendo ressignificações de suas praticas sociais, culturas (simbólicas) e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Suassuna

Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação e Gestão Ambiental. Possui pós-doutorado em Ciências Sociais e Meio Ambiente pela Universidade de Campinas (1999).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Suassuna, D. (2009). Dois processos, um modelo – a intervenção do Projeto Tamar em comunidades de pescadores. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 7(1), 79–92. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/1058

Edição

Seção

Artigos