O laboratório de Modelagem Semiquantitativa de Ecossistemas

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Computador. Ensino de 1º grau. Sistema. Educação ambiental.

Resumo

Este texto relata a experiência desenvolvida no Departamento de Física da FURG com o objetivo de melhorar o nível de melhorar o nível do ensino de Ciências com o uso do computador. Com o uso do VISQ, a modelagem semiquantitativa torna-se possível: o aluno modela certo sistema real. A pesquisa semiquantitativa permite o desenvolvimento do pensamento sistêmico através da utilização de elos causais decididos pelo próprio estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

dos Santos, A. de C. K. (2009). O laboratório de Modelagem Semiquantitativa de Ecossistemas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 1(1). Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/1045

Edição

Seção

Artigos