Sistema Totalidade: sobre idealismo, cientificismo e totalização no contexto da Ecologia e da Filosofia da Natureza

Autores

  • Ricardo Timm

Palavras-chave:

Ecologia. Natureza. Totalidade. Dialética. Cientificismo. Filosofia Kantiana. Dualidade intelectual.

Resumo

A partir do título auto-explicativo: "abordagem do tema Totalidade no Idealismo, Cientificismo e Totalização no contexto da Ecologia e da Natureza", o autor discorre sobre semelhanças entre aparentes diferenças presentes no âmbito das tendências filosóficas ocidentais, com incisividade crítica. São discussões pontuais: o impulso totalizador do capitalismo, a Metafísica do Consumo: lixo, desmatamento, etc, culminando com a alternativa "fora da diferença só há a Totalidade".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Timm

Doutorado em Filosofia - Universitat Freiburg (Albert- Ludwigs). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando principalmente como professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Criminais, e Coordenador do Escritório de Ética em Pesquisa da PRPPG/PUCRS.

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Timm, R. (2009). Sistema Totalidade: sobre idealismo, cientificismo e totalização no contexto da Ecologia e da Filosofia da Natureza. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 1(1). Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/1041

Edição

Seção

Artigos